Os jovens assentados e suas perspectivas presentes e futuras: estudo no assentamento Caprisa em Assunção do Piauí

Autores

  • Amanda Ferreira da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes filiação Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC/CE e Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.559

Palavras-chave:

Assentamento, Jovens, Condições de vida.

Resumo

Com o intuito de compreender as razões que levam os jovens a deixarem o campo, este estudo tem como área de estudo o Assentamento Caprisa, localizado no Município de Assunção do Piauí. Foram incluídas na pesquisa pessoas com idades entre 18 e 30 anos, faixa etária considerada ativa profissionalmente, priorizando este critério em detrimento de outros. Para sua elaboração, foram realizadas pesquisas bibliográficas de materiais relacionados ao tema, além de visitas ao local selecionado e aos assentados, onde ocorreram conversas informais, observações e aplicação de questionários, resultando em uma compilação documental. Todas as informações coletadas foram selecionadas e organizadas neste texto. Os questionários foram administrados via WhatsApp, sendo aplicados aos egressos do Assentamento. Com base na análise realizada, conclui-se que, embora nem todos os jovens assentados tenham a intenção de deixar o local, muitos são obrigados a fazê-lo devido à necessidade de buscar melhores condições de vida. No entanto, quando possível, eles expressam o desejo de retornar.

 

Referências

Censo agro 2017, resultados definitivos. IBGE, 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/agricultura.html. Acesso em: 23 de mar. de 2023.

DINIZ, Aldiva Sales. TRILHANDO CAMINHOS: A resistência dos camponeses no Ceará em busca de sua libertação. 2008, 228 p. Tese (Doutorado em geografia) Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

GALINDO, Erika. Juventude rural e a permanência no campo e na floresta: vida, terra e Sustentabilidade. In: MENEZES, M. A. et al. (org.) Juventude Rural e Políticas Públicas no Brasil. Brasília: Presidência da República, 2014, cap. 1, p. 39 – 64.

GUINDANI, Carla Tatiane. Jovens de assentamentos de reforma agrária: uma análise sobre o êxodo de jovens do assentamento conquista na fronteira. 2015. 122 p. Dissertação (mestrado em agroecossistema) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

LOPES, L. G. R. CARVALHO, D. B. Dinâmica Temporal do Assentamento e os Projetos de Vida da Juventude Rural. RESR, Piracicaba-SP, Vol. 53, Nº 04, p. 571-588, Out/Dez. 2015.

SANTOS, Josimario Marques dos; SILVA, Janaine Zdebski da. Desafios da juventude do campo na comunidade do Riachão. In: CARVALHO, Franklin Plessmann; REIS, Ricardo Pacheco. (org.). Educação do campo em perspectiva. Cruz das Almas, Editora UFRB, 2022, parte 2, p. 107- 126.

SEBEN, Jéssica Zulian. Êxodo rural: fatores determinantes para a saída do jovem agricultor familiar do meio rural de Tapejara-RS. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em administração) – Faculdade e Escola curso de administração, Faculdade e Escola, tapejara – RS.

STEDILE, João Pedro. A questão agrária no Brasil. 1º ed. São Paulo, expressão popular, 2005, 240 p.

ZÓTIS, tássia Scariot. Causas e consequências da evasão de jovens da comunidade rural de são vitor, município de Camargo/RS. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Tecnológico em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural) Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Camargo.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Ferreira da Silva, A., & Silva Freire Moraes Ximenes, A. V. . (2024). Os jovens assentados e suas perspectivas presentes e futuras: estudo no assentamento Caprisa em Assunção do Piauí. Retratos De Assentamentos, 26(2). https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.559

Edição

Seção

Artigos Originais