Indicadores de Vinculações Institucionais em Assentamentos Rurais no Norte do Paraná e no Pontal do Paranapanema
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto apresenta os resultados de pesquisa sobre indicadores quantitativos de percepção de vinculações institucionais em assentamentos rurais nas regiões do Norte do Paraná e do Pontal do Paranapanema (SP), com destaque para a percepção sobre as agências prestadoras de serviços de assistência técnica, movimentos sociais, associações, cooperativas, prefeituras, órgãos estaduais e federais, igrejas, comércio local e ONGs. A pesquisa mostra que as relações mais comumente consideradas positivas vinham sendo aquelas estabelecidas com agências bancárias (em geral estatais), comércio local e igrejas. Analisa-se ainda a importância de indicadores sobre a percepção referente à diversas instituições como forma de se contextualizar e interpretar os indicadores específicos de políticas públicas e para as ações das agências de Ater (assistência técnica e extensão rural).
Detalhes do artigo
Seção
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Como Citar
Referências
ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o
desenvolvimento rural. Economia Aplicada, v. 4, n. 2, p. 379-397, abr./jun.
SILVA, M.E.S.; BARONE, L.A. Associativismo e Organização Produtiva em
Assentamentos Rurais: Expressão de Resistência ou de um Rearranjo
Institucional? Retratos de Assentamentos, Araraquara, n.12, p. 349-368,
BERGAMASCO, S.M.P. et al. Implantação de metodologia de
aplicabilidade e avaliação da eficácia da Política Nacional de
ATER – PNATER. Criação de Observatório Participativo de ATER do
Estado de Sergipe. Aracaju 26, 27 e 28 de maio de 2010. UNICAMP,
MDA, 2010.
CALLON, M. Pour une sociologie des controverses technologiques.
Fundamenta Scientiae, v.12 (4), p.381-399, 1981.
CECILIO, M.A; PUZIOL, J.K.P; SILVA, I.M.S. A Espacialização da
Educação do Campo no Paraná: uma forma de resistência do MST. Teoria e Prática da Educação, v.3, n.2, 2010.
INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Pesquisa sobre Qualidade da Reforma Agrária (PQRA/INCRA).
Brasília: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, 2010.
KAGEYAMA, A. Desenvolvimento Rural: conceitos e medida. Cadernos de
Ciência e Tecnologia, Brasília, v.21, n.3, p.379-408, set./dez.2004.
OLIVEIRA, L. de. A percepção da qualidade ambiental. Cadernos de
Geografia, Belo Horizonte, v.12, n.18, PUC Minas, p.29-42, 2002.
PETTAN, K.B; ARAUJO, R.T. A Política Nacional de Assistência Técnica e
Extensão Rural e o novo perfil profissional do médico veterinário. Revista de Ciências Veterinárias, v.5, p.96-98, 2007.
PUTNAN, R.D. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália
moderna. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. 257p.
SIMONETTI, M.L.(Org.) Assentamentos Rurais e Cidadania: a
construção de novos espaços de vida. São Paulo: Oficina Universitária, 2011.
SPAROVEK, G. A Qualidade da Reforma Agrária Brasileira. São Paulo:
Páginas & Letras, 2003.