Agricultura Familiar: um estudo de caso dos aspectos sociais e de produção do Assentamento Ipê Amarelo - Wanderlândia - Tocantins – Brasil

Autores

  • Marcelo Barbosa César Universidade Federal de Goiás - UFG
  • José Francisco Mendanha Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Raissa Mariano César Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.555

Resumo

Este estudo procurou compreender as trajetórias e concepções próprias dos agricultores familiares do Assentamento Ipê Amarelo em Wanderlândia – TO, sobre suas experiências e práticas com a gestão de produção e as formas de interação com o mercado. A presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são os fatores de produção e de organização social que contribuem para a produção e distribuição de alimentos, bem como, o aumento da renda dos produtores. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem de pesquisa qualitativa e utilizou-se do instrumento entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados do estudo apontam dificuldades no processo de distribuição dos produtos devido à precariedade da via de acesso ao assentamento e a indisponibilidade de maquinários para os serviços de manutenção da via. Mesmo nesse cenário de dificuldades o estudo apresentou que a segurança alimentar, a cultura local, a organização associativa no assentamento, a qualidade dos alimentos, a forma de trabalho entre os membros do núcleo familiar e as políticas públicas para o meio rural do município resultaram na melhoria da qualidade de vida dos produtores e no aumento da renda familiar.

Biografia do Autor

Marcelo Barbosa César, Universidade Federal de Goiás - UFG

Economista e doutor em administração. Professor  adjunto II do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás.

José Francisco Mendanha, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

 Professor Adjunto do curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins - UFT

Raissa Mariano César, Centro Universitário da FEI

Doutoranda em Administração pelo Centro Universitário da FEI.

Referências

ABRAMOVAY, R., Paradigma do capitalismo agrário em questão. 3 eds. São Paulo: Edusp, 2007.

ALVES, S. Organização do trabalho de famílias agricultoras na comunidade nossa senhora de Lourdes, microrregião do Guamá no Nordeste Paraense. Universidade Federal do Pará. Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental Programa De Pós-Graduação Em Agriculturas Amazônicas, Pará, Belém, p.25. 2011.

AQUINO J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S., Dualismo no Campo e Desigualdades Internas na Agricultura Familiar Brasileira. RESR, Piracicaba-SP, Vol. 56, Nº 01. 2018.

BITTENCOURT, D. Agricultura familiar, desafios e oportunidades rumo à inovação. Embrapa, Brasília, 2018.

BERNARD, H. R. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. Lanham, MD: Alta Mira Press, 2005.

BRUMER, A.; et al. A exploração familiar no Brasil. In: LAMARCHE, Hugues (coord.). A agricultura familiar. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, p. 179-234. 1993.

BRUNO, R. Desigualdade, agronegócio, agricultura familiar no Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 24, n.1. 2016.

CHAYANOV, A. V. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Nueva Vision, 1974.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. Londres: Sege, 2014.

FLICK, U. Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GUANZIROLI, C. et al. Family farming in Brazil: evolution between the 1996 and 2006 agricultural censuses. The Journal of Peasant Studies, 40:5, 817-843, 2013.

GUZMÁN, E. S. Agroecología y desarrollo rural sustentable: una propuesta desde Latino América. 2009.

HEREDIA, B. M. A. A Morada da vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – Sidra - Censo 2006 e 2017. Acesso em 2019.

LAMARCHE, H. (coord). A agricultura familiar: Comparação Internacional- IIdo mito à realidade/Tradução: Frédéric Bazin. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.

MOREIRA, E. C. P. et al., (ORG). A “nova” Lei n.º 13.123/2015 marco legal da biodiversidade: Entre Retrocessos e Violações de Direitos Socioambientais. - São Paulo: Inst. O direito por um Planeta Verde, 2017.

NODA, H. et al. Socioeconomia das unidades de agricultura familiar no Alto Solimôes: formas de produção e governança ambiental. In: NODA, H. et al. Dinâmicas socioambientais na agricultura familiar na Amazônia. Manaus, AM: Wega, 2013.

PAIVA, D. M.; ALVES, C. B.; GOMES, S. P., A Agricultura Familiar como Alternativa Sustentável: para um Aprimoramento Conceitual. Revista Gestão em Foco – 11. ed. 2019.

PELINSKI, A. et al. A diversificação no incremento da renda da propriedade familiar agroecológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 4. 2006. Anais... Belo Horizonte: Associação Brasileira de Agroecologia/EMATER-MG, p.2. 2006.

PLOEG, J. D. V. D. Camponeses e a Arte da Agricultura: um manifesto Chayanoviano. Tradução Claudia Freire. 1ª edição – Ed. Unesp/ UFRGS, São Paulo, 2016

TEDESCO, J. C. Agricultura familiar: realidades e perspectivas. Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Economia e Administração – Centro Regional de Economia e Administração, 2001.

WANDERLEY, M. N. B. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 21, p. 42-61, 2004.

WOORTMANN, E.; WOORTMANN, K. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília: Editora UNB, 1997.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

César, M. B., Mendanha, J. F. ., & Mariano César, R. (2023). Agricultura Familiar: um estudo de caso dos aspectos sociais e de produção do Assentamento Ipê Amarelo - Wanderlândia - Tocantins – Brasil: . Retratos De Assentamentos, 26(2), 141-162. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.555

Edição

Seção

Artigos Originais