Transformando a Realidade Rural: O Papel do Cooperativismo de Crédito na Inclusão Social e Financeira e de Assentamentos de Reforma Agrária

Autores

  • Ricardo Alberti Universidade Federal de Santa Maria
  • Janaína Balk Brandão Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vitor Kochhann Reisdorfer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.561

Palavras-chave:

Cooperativa de crédito, assentamento, discriminação, fomento ao crédito

Resumo

Os assentamentos de reforma agrária são compostos por famílias que buscam obter seu sustento através da agricultura. No entanto, muitas dessas famílias enfrentam dificuldades sociais e financeiras. É nesse contexto que este estudo busca compreender o papel das cooperativas de crédito na redução da discriminação e no acesso ao crédito para as famílias assentadas no município de Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa para compreender a perspectiva das famílias assentadas em relação ao seu relacionamento com as cooperativas de crédito e os bancos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados utilizando a análise de conteúdo com a análise temática. Os resultados foram divididos em duas categorias: o cooperativismo como agente social na redução da discriminação e no acesso ao crédito. Na categoria "o cooperativismo como agente social na redução da discriminação", são apresentadas discussões sobre o acesso igualitário ao crédito agrícola, a participação e governança democrática, a educação e capacitação financeira, bem como o apoio e acompanhamento técnico. Já na categoria "o cooperativismo como agente social no acesso ao crédito", são discutidas a redução da burocracia nas atividades financeiras, a existência de juros e prazos personalizados, e o entendimento dos associados em relação ao compartilhamento de riscos. O estudo é composto por relatos e discussões, e as principais conclusões apontam para uma forte presença das cooperativas de crédito como uma plataforma para a promoção da justiça social e como agente de fomento ao desenvolvimento das famílias assentadas.

Biografia do Autor

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2002; 2005; 2011). Possui graduação em Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Pós-graduação pela Universidade de Oviedo/Espanha (2022). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Ensino Agropecuário e Extensão Rural) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Atual Coordenador do Curso de Agronomia da UFSM (2022-2024). Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2019-2021 e 2021-2023). Coordenador do Acordo de Cooperação Internacional UFSM e Universidade da Flórida/Estados Unidos. Fui Professor Visitante na Universidade de Oviedo/Espanha (PVE-US-CapesPrint) 2021-2022. Concluí a Missão Internacional na Universidade da Flórida em 2023 para Capes prInt. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Agroalimentar Georreferenciada (GIPAG).

Vitor Kochhann Reisdorfer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1994), graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), Especialização pela Faculdade de Administração Três de Maio -SETREM (2006), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Doctorado en Administración - Universidad Nacional de Misiones- UNaM (2008), Titulo Reconhecido no Brasil em Universidade Federal, como Doutor em Administração. Trabalhou na Coopatrigo, Cooperativa Triticola Regional São Luizense Ltda, durante 13 anos. Ex conselheiro de Administração do Sicredi Missões, por dois mandatos. Foi Coordenador do Curso Técnico em Contabilidade do Politécnico e do PPGEXR-Programa de Pós Graduação em Extensão Rural da UFSM . Atualmente é Professor Associado da UFSM. Membro do corpo permanente de Docentes do PPGEXR. Atua no Curso Superior em Gestão de Cooperativas e no Curso Técnico em Contabilidade do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Está como Editor chefe da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas-RGC; Membro da Comissão permanente de Pesquisa; Coordenador de projetos de ensino e extensão na UFSM; Coordenador da CESPOL - Cooperativa Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM.

Referências

ALEXANDRE, Maria Carla Laiane Gabriel; DE OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos. O racismo ambiental enquanto conflito socioambiental e territorial: um estudo do assentamento Juazeiro no sertão paraibano. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, v. 42, n. 2, p. 407-421, 2022.

ANDRADE, Anne Graça de Sousa; MORAIS, Normanda Araujo de. Avaliação do atendimento recebido no CRAS por famílias usuárias. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, p. 378-392, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro, 1° edição, 3° reimpressão, São Paulo: edições 70, 2011.

DAVID, Maria Beatriz de Albuquerque; WANIEZ, Philippe; BRUSTLEIN, Violette. Atlas dos beneficiários da reforma agrária. Estudos Avançados, v. 11, p. 51-68, 1997.

FERNANDES, Tatiane Martins et al. Análise da satisfação dos funcionários, cooperados de uma cooperativa de Santa Maria-RS. Research, Society and Development, v. 11, n. 17, 2022.

FIALHO, L. Desapropriação: o que é e como funciona?. Jusbrasil, 2021. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/desapropriacao-o-que-e-e-como-funciona/1308093924. Acesso em: 10 mar. 2023.

GOSCH, Marcelo Scolari. A Criação dos Assentamentos Rurais no Brasil e seus Desafios: algumas Considerações sobre Cerrado Goiano. RP3-Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, 2020.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Módulo Fiscal, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governanca-fundiaria/modulo-fiscal. Acesso em: 15 mar. 2023.

MAFFINI, Miguel; WAKULICZ, Gilmar Jorge; ALBERTI, Ricardo. Análise da fidelidade dos associados em uma cooperativa central do Rio Grande do Sul através do modelo sueco. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e2439129200-e2439129200, 2020.

MELO, Thainara Granero de; SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Políticas públicas para os assentamentos rurais e cooperativismo: entre o idealizado e as práticas possíveis. Sociedade e Estado, v. 33, p. 61-84, 2018.

NUNES, Andrieli de Fátima Paz et al. Influência da identidade organizacional dos colaboradores de uma cooperativa de crédito da região central do rio grande do sul em relação aos princípios do cooperativismo. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, p. 1-16, 2019.

PETRY, Deoclécio Gomes. Análise dos assentamentos de Júlio de Castlhos/RS: implicações sociais, ambientais e a qualidade de vida dos assentados. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5° Edição, editora penso, 2013.

SILVA, Marco Antonio Ribeiro Baratto da. Questão agrária e luta pela terra: a consolidação dos assentamentos de reforma agrária do MST no Distrito Federal e entorno. 2017, 266 f. 2017. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Política Social), Universidade de Brasília, Brasília.

SILVA, Ana Cláudia Soares; FONSECA, Ana Ivania Alves; SILVA, Cássio Alexandre. Geografia dos assentamentos rurais e a reforma agrária no município de Francisco Sá-Norte de Minas. Revista Cerrados (Unimontes), v. 16, n. 2, p. 174-188, 2018.

SILVA, Roberto Marinho Alves da; NUNES, Emanoel Márcio. Agricultura familiar e cooperativismo no Brasil: uma caracterização a partir do Censo Agropecuário de 2017. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, 2022.

ZENERATTI, Fábio Luiz. O acesso à terra no Brasil: reforma agrária e regularização fundiária. Revista Katálysis, v. 24, p. 564-575, 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Alberti, R., Balk Brandão, J. ., & Kochhann Reisdorfer, V. . (2023). Transformando a Realidade Rural: O Papel do Cooperativismo de Crédito na Inclusão Social e Financeira e de Assentamentos de Reforma Agrária. Retratos De Assentamentos, 26(2), 85-105. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.561

Edição

Seção

Artigos Originais