Terra fictícia: o desenvolvimento de um mercado financeiro de terras

Autores

  • Leandro Monerato UNESP
  • Newton Narciso Gomes Junior

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.565

Resumo

Este artigo procura investigar o surgimento de um mercado financeiro de terras mundial a partir de 2008, seus antecedentes e suas consequências. Para isso, remontamos à primeira Grande Depressão iniciada na Inglaterra, ao surgimento do imperialismo e, portanto, do mercado mundial, e como a agricultura e as terras foram subordinando-se à indústria na sua fase monopolista, logo ao capital bancário e financeiro. Procuramos argumentar que a corrida mundial por terras se caracteriza por uma etapa de acoplamento do monopólio das terras ao capital financeiro, e, o capital fictício super-acumulado, com isso, preparando o surgimento da terra fictícia, uma pirâmide especulativa a partir de algo sem valor dotando-o de uma capacidade sem precedentes de garantir um preço de monopólio.

Referências

BORRAS JR., S. M. É possível implementar a reforma redistributiva através de esquemas de transferência voluntária de terra com base no mercado? Evidências e lições das Filipinas. In: SAUER, S.; PEREIRA, J. M. M. (Orgs) Capturando a Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

DELGADO, G. Capital financeiro e agricultura no Brasil: 1965-1985. São Paulo: Ícone, 1985.

______. Do capital financeiro na agricultura à economia do agronegócio - mudanças cíclicas em meio século. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2012.

DOMINGOS NETO, M. O “Novo Mundo Rural”. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

FAIRBAIRN, M. ‘Like gold with yield’: evolving intersections between farmland and finance. The Journal of Peasant Studies, Londres, jan. 2014.

GUIMARÃES, A. P. A Crise Agrária. 3a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

HARVEY, D. O novo imperialismo. Tradução de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2013.

HILFERDING, R. O Capital Financeiro. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

LEBERT, T. Reforma agrária e ocupação de terra no Zimbábue. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

LÊNIN, V. I. Imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1980.

LEONARD, R.; AYUTTHAYA, K. N. Titulação da terra na Tailândia. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: DIFEL, 1984, (Vol. 1 a 6).

MENDONÇA, M. L.; RESENDE, M. Apresentação. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

MONDRAGÓN, H. Colômbia: mercado de terras ou reforma agrária, eis a questão. In:

MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

PEREIRA, J. M.M. A política de reforma agrária de mercado do Banco Mundial: fundamentos, objetivos, contradições e perspectivas. São Paulo: HUCITEC, 2009.

PERRY, P.J. (org) British Agriculture 1875-1914. Bungay-Suffolk-London: Methuen & Co Ltd., 1973.

PIMPLE, M. Problemas e desafios da reforma agrária na Índia. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

REDE SOCIAL DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS. A Empresa Radar S/A e a Especulação com Terras no Brasil. São Paulo: Outras Expressões, 2015.

______. Imobiliárias agrícolas transnacionais e a especulação com terras na região do MATOPIBA. São Paulo: Outras Expressões, 2018.

ROSSET, P. O bom, o mau e o feio: a política fundiária do Banco Mundial. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

SAMPAIO, P. A. Capital estrangeiro e Agricultura no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1979.

SASSEN, S. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.

SAUER, S. A terra por uma cédula: estudo sobre a ‘reforma agrária de mercado’. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

______; BORRAS JR., S. M. ‘LAND GRABBING’ E ‘GREEN GRABBING’: Uma leitura da ‘corrida na produção acadêmica’ sobre a apropriação global de terras. Campo-Território: revista de geografia agrária, ed, esp., p. 6-42, jun. 2016.

TANAKA, L. S.; WITTMAN, H. Acordo de paz e fundo de terras na Guatemala. In: MARTINS, M. (Org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

TANAKA, L. S. A reforma agrária mexicana: do ejido à privatização. In: MARTINS, M. (org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

THWALA, W. D. A experiência sul-africana de reforma agrária. In: MARTINS, M. (org). O Banco Mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Monerato, L., & Gomes Junior, N. N. (2023). Terra fictícia: o desenvolvimento de um mercado financeiro de terras. Retratos De Assentamentos, 26(2), 7-22. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.565

Edição

Seção

Artigos Originais