A percepção dos agricultores familiares do assentamento Itamarati-MS na aplicação de biodigestores: debate teórico e empiria sobre uma tecnologia social

Autores

  • Caio Luis Chiariello Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Juliana Carrijo Mauad Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD
  • Jackeline Dublim Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.574

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Meio rural, Meio ambiente

Resumo

O biodigestor é uma tecnologia que viabilia o tratamento de resíduos provenientes da produção animal, agregando valor reduzindo custos na produção de biogás e biofertilizante. A adoção de novas tecnologias, sobretudo as sociais, pelos agricultores familiares dentro das suas propriedades é um importante objeto de estudo. O presente estudo parte da identificação das percepções que os agricultores familiares do Assentamento Itamarati-MS têm em adotar ou não a tecnologia social do biodigestor. Neste sentido, foi feita uma pesquisa a campo com aplicação de questionários junto a agricultores familiares. Dentre os resultados mais relevantes, pode-se apontar a percepção dos agricultores que adotaram foi em relação ao custo benefício do biodigestor, reduzindo a necessidade de aquisição exterrna de gás de cozinha, bem como produção de adubo orgânico. Para os agricultores que não adotaram, reside a percepção de que a aplicação do biodigestor representa custo elevado e parte desses agricultores não possuem recurso financeiro em caixa ou linha de crédito específica para adoção.

Biografia do Autor

Caio Luis Chiariello, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto IV UFSCAR - Campus Lagoa do Sino

Juliana Carrijo Mauad, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Professora associada III da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.

Jackeline Dublim, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.

Referências

AMARAL, C. M. C. et al.; Biodigestão anaeróbia de dejetos de bovinos leiteiros submetidos a diferentes tempos de retenção hidráulica. Ciência Rural, v.34, n.6, nov-dez, 2004.

AGPANGAN, R. J. et al. Development of a Compact-Sized Biodigester for Pig Manure and Organic Wastes with Raspberry Pi-Based Temperature, Pressure, and pH Level Monitoring. IEEE Region 10 Symposium, Tensymp, p. 169–173, 2018.

AJZEN, I.. The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991.

ARAÚJO, A. R. A. et al. Dimensioning And Localization Of A Rural Biodigester For The Settlement Trangola. Brazilian Journal of Sustainability, v. 1, n. 2, p. 137-143, 2019.

BARBOSA, G. LANGER, M. Uso de biodigestores em propriedades rurais: uma alternativa á sustentabilidade ambiental. Revista Unoesc & Ciência-ACSA, v. 2, n. 1, p.87-96, 2011.

BARICHELLO, R. O uso de biodigestores em pequenas e médias propriedades rurais com ênfase na agregação de valor: Um estudo de caso da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção)- Universidade Federal de Santa Maria, p. 139, 2010.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Chiariello, C. L., Mauad, J. C., & Dublim, J. (2023). A percepção dos agricultores familiares do assentamento Itamarati-MS na aplicação de biodigestores: debate teórico e empiria sobre uma tecnologia social. Retratos De Assentamentos, 26(2), 125-140. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.574

Edição

Seção

Artigos Originais