Infância, educação e meio ambiente: representações de crianças da RESEX do lago do Cuniã/RO

Autores/as

  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Universidade de Araraquara.
  • Elis Cristina Fiamengue Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.317

Palabras clave:

Educação do Campo, Meio Ambiente, Amazônia, Infância, Povos Tradicionais

Resumen

Nas Ciências Sociais já há algum tempo que as crianças foram alçadas à categoria de sujeitos da pesquisa. Nesse contexto, este artigo comunica resultados de uma investigação socioambiental realizada com crianças residentes na Reserva Extrativista (RESEX) do Lago do Cuniã/RO. O objetivo principal foi o de compreender melhor as representações de crianças da comunidade sobre a escola e o meio ambiente local, visando a permitir a emersão de elementos do imaginário infantil. Foram coletados, ao todo, 15 desenhos de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola da comunidade sobre: 1) a escola local e 2) o meio ambiente da comunidade. Os mais expressivos foram selecionados para as análises, a saber: 05 da escola e 04 do meio ambiente. Os dados revelam como principais resultados a forte marca da seriação escolar no imaginário infantil, e o afeto para com o meio ambiente; além de uma vastidão de conhecimentos sobre a biodiversidade local que é retratada explicitamente. Esses elementos são discutidos à luz da sociologia rural e da perspectiva da educação do campo, na defesa da possiblidade de realização de uma conservação ambiental atrelada à reforma agrária e à valorização dos modos de vida tradicionais.

Biografía del autor/a

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Biólogo. Mestre em Educação Escolar. Doutorando em Educação. Professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Universidade de Araraquara.

Socióloga. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora colaboradora (aposentada) da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAR/UNESP). Professora do Programa de Pós-Graducação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara.

Elis Cristina Fiamengue, Universidade Estadual de Santa Cruz

Socióloga. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Educadora Popular. Mestre em Educação Especial e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL – Americana).

Publicado

2018-08-01

Cómo citar

Valdanha Neto, D., Whitaker, D. C. A., Fiamengue, E. C., & Vasconcelos, V. O. de. (2018). Infância, educação e meio ambiente: representações de crianças da RESEX do lago do Cuniã/RO. Retratos De Assentamentos, 21(2), 223-238. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.317

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>